+55 (11) 2959-2049  +55 (11) 96666-0045  fale@clinicamythos.com.br

RESISTÊNCIA A INSULINA

RESISTÊNCIA A INSULINA

Uma de nossas abordagens no curso de lipomodelagem é sobre a resistência a insulina ,mas o que vem a ser isso ?

Se você está acima do peso, mesmo uma perda pequena do peso pode ajudar na resistência à insulina. O Programa de Prevenção da Diabetes, um estudo realizado nos Estados Unidos, o qual incluiu pessoas com resistência à insulina , revelou que pessoas que perderam 5% a 7% do total do peso do corpo, reduziram em quase 60% o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Essas pessoas conseguiram esse resultado, com mudanças no estilo de vida, isto é, alimentação saudável e mantendo atividades físicas ao menos 30 minutos por dia, todos os dias. E fizeram isso com caminhadas e outras atividades moderadas.

Mesmo atividades físicas realizadas em vários períodos que somam ao menos 30 minutos no final do dia, podem ser efetivas. Logo, não há desculpa para não se exercitar. Se você é uma pessoa inativa, comece aos poucos uma atividade, até atingir 30 minutos diários.

Se perder um pouco de peso e aumentar (ou começar) a praticar exercícios, você pode reduzir a resistência à insulina e diminuir as chances de desenvolver diabetes tipo 2.

ETAPAS DA RESISTÊNCIA A INSULINA

PRIMEIRO ESTÁGIO – 10 dias após inicio de uma dieta rica em gorduras as células do hipotálamo e músculos são as primeiras a se  tornarem resistentes a insulina.

SEGUNDO ESTÁGIO – esse hormônio deixa de agir adequadamente nas células fígado e vasos sanguineos ,após 5 meses é que o problema se instala no tecido adiposo.

TERCEIRO ESTÁGIO- Fibrose ,formando as células especializadas em acumular gordura”pneuzinhos”

Essa sequência em que o problema instala permite entender porque muitas pessoas desenvolvem a resistência a insulina,engordam,tornam se obesas,lemnrando que também pode ser de causa genética ou hormonal.

Ocorrendo um desequilíbrio do organismo,é necessário uma desintoxicação alimentar.

HORMÔNIOS

Tudo começa no hipotálamo,que é responsável pelo controle da fome e gasto energia

O hormônio OREXINA regula a sensação de fome

MCH-regula fome e controla metabolismo,diminuindo este hormônio,diminui a fome e aumenta o gasto de energia

Menor taxa de MCH – é igual a menor peso,queima rápida de calorias e leve aumento a temperatura corporal

Maior taxa de MCH- Maior resistência a insulina,obesidade,diabetes.

Muito importante consultar um édico antes de qualquer dieta !

Para mais informações venha agendar uma visita ou fazer nosso curso de lipomodelagem

 

Informações do Autor

Márcia Procópio

Diretora Executiva da Clinica Mythos. Especialista com cursos e vivências em Terapias de Técnicas de Spa de mais de 40 países (Ásia, Europa, Estados Unidos, América do Sul, etc ) desde 2004. Ministra diversos workshops, palestras e congressos na área desde 2007.

Nenhum Comentário

Postar um Comentário